Dirio De Leiria Leiria A Meca Dos Ovnis

Dirio De Leiria Leiria A Meca Dos Ovnis

JOVEM AVISTOU SETE OVNIS EM 2013 NA MACEIRA

Em 2013, um jovem da freguesia da Maceira, Leiria, tinha avistado no mesmo local sete ovnis no espaco de uma semana. Jovem foi apanhado desprevenido ao vislumbrar no c'eu uma luz brilhante, est'actica, "de cor laranja e com uma 'aurea branca".

INVESTIGAc~aO: Leiria prepara-se para ser o centro das atenc~oes de investigadores e curiosos na 'area dos ovnis. Uma equipa vai estar at'e ao final do ano no concelho para observar e registar objectos voadores n~ao identificados

JORNALISTA: Helena Amaro

AUTOR DE IMAGEM: Lu'is Filipe Coito

Os avistamentos que t^em o-cor-rido nos 'ultimos anos levam Nuno Alves a classificar a regi~ao como a "meca" dos ovnis.

N~ao ser'a, por isso, de estranhar que, ao longo de 2015, este investigador e a sua e-qui-pa assente arraiais em Leiria para observar o c'eu `a procura de objectos voadores n~ao identificados.

"Leiria 'e considerada a meca dos ovnis por quem est'a ligado `a ovnilogia, mas tamb'em pelos internautas e as pessoas que registam estes fen'omenos.

Significa que estamos numa esp'ecie de epicentro, onde ocorrem muitas observac~oes.

Embora existem outros locais no pa'is, 'e em Leiria que se t^em registado mais observac~oes por parte da populac~ao", contou Nuno Alves.

H'a poucos dias em Leiria, este investigador explicou ao nosso jornal que anualmente s~ao avistados na zona "entre 10 a 15" objectos voadores n~ao identificados.

Ainda assim, longe dos avistamentos noutros cantos do mundo, assegurou Nuno Alves.

O 'ultimo avistamento registado em Leiria ocorreu em Novembro passado, "por um ex-militar da Forca A'erea".

"A testemunha descreveu que ao contemplar o c'eu nocturno, reparou numa luz fora do normal, e comportamento e padr~ao fora dos seus conhecimentos.

A sua fisionomia era triangular, conseguindo captar em fotografia o momento em que a mesma se eleva na vertical", contou.

Curiosamente, acrescentou Nuno Alves, tratou-se do "mesmo objecto voador n~ao identificado" fotografado em Abrantes e Argentina em Dezembro de 2010.

"A pr'opria NASA esteve envolvida neste caso, na tentativa de identificac~ao do objecto.

O resultado como seria de esperar, foi "objecto voador n~ao identificado", alegando autenticidade de ambas as imagens", afirmou Nuno Alves.

Este investigador deixa contudo, um alerta: " um objecto voador n~ao identificado n~ao 'e propriamente um objecto que vem de Marte ou de qualquer outro planeta".

Simplesmente 'e um objecto que voa e n~ao 'e identificado.

'E preciso conhecer um pouco de astronomia e a sinal'ectica a'erea.

Quando um determinado objecto n~ao consegue entrar nos padr~oes de rastreamento a'ereo, sat'elites, ou de entrada de lixo na atmosfera, ai sim, podemos catalogar de objecto voador n~ao identificado, atrav'es de filtros que nos permitem identificar se essa luz 'e ou n~ao reconhecida", explicou.

CONGRESSO DE OVNILOGIA EM LEIRIA?

INICIATIVA Porque em Portugal "Leiria 'e o ponto dos avistamentos", o investigador Nuno Alves e a sua equipe preparam-se para montar o equipamento em v'arios pontos altos, como a Senhora do Monte, e tentando fazer o registo destes fen'omenos".

"Queremos c'a ficar o ano todo para tentar identificar o que est'a a ocorrer e vamos aguardar pelo Ver~ao, que 'e a melhor altura para observar o c'eu e trabalhar nestes registos", explicou.

Ser'a durante o Ver~ao que Nuno Alves pretende organizar uma "mega vig'ilia", com o objectivo de juntar investigadores e curiosos de todo o Pa'is para observar os c'eus de Leiria.

"Qualquer pessoa pode entrar em contacto connosco para participar nas observac~oes.

Nunca temos muitas expectativas porque o fen'omeno ovni n~ao 'e comum.

'E uma quest~ao de paci^encia e sorte.

'E estar no dia certo, `a hora certa, no local certo, por isso, estendemos a nossa presenca em Leiria at'e ao final do ano", disse.

Para o efeito, explicou, a equipe ir'a montar equipamentos espec'ificos, "alguns que as pessoas nunca viram, porque est~ao modificados", nomeadamente "cameras fotogr'aficas modificadas, telesc'opios modificados, bin'oculos, computadores, alguns deles com equipamentos de vis~ao nocturna", entre outros equipamentos.

N~ao est'a tamb'em descartada a possibilidade de realizar o primeiro congresso internacional de ovnilogia em Leiria este ano.

"Gostavamos de organizar um congresso em Leiria enquanto c'a estamos, mas precisamos de apoio", salientou Nuno Alves, que anda `a procura de colaboradores, e para quem o estudo da ovnilogia 'e uma "paix~ao" que "sai do pr'oprio bolso".

"A ideia 'e estender o n'umero de colaboradores para incentivar pessoas de outras zonas do pa'is e elaborar o maior n'umero de registos, porque actualmente somos os 'unicos e mais activos no Pa'is.

Em Portugal, n~ao existe uma comunidade muito grande de investigadores nesta 'area, mas s~ao muitos os curiosos que se interessam pelo assunto", afirmou este investigador, respons'avel pela p'agina na Internet UFOPortugal.

EQUIPA DE INVESTIGADORES REALIZA NO VER~aO, UMA MEGA VIG'iLIA PARA OBSERVAR OS C'eUS DE LEIRIA `a PROCURA DE OVNIS.

UFO PORTUGAL


Objecto fotografado por ex militar a 2 de Novembro de 2014

Uma junc~ao entre o obejcto registado a Novembro de 2014 em Leiria e o de 2010 em Abrantes e Argentina, nos permite concluir ser o mesmo objecto.

De salientar que de `a muitos anos ocorrem fen'omenos vislumbrados pelas variadas testemunhas que transcrevem acontecimentos estranhos na regi~ao!

"Em meados de Janeiro de 1979 na localidade de Leiria deu-se um acontecimento estranho quando toda a cidade ficou repentinamente, e sem raz~ao aparente `as escuras. Neste periodo de "black out" foram vistos por inumeras pessoas desta localidade objectos voadores impossiveis de ser identificados ao promenor mas que devido `as suas formas aparentemente bizarras e `as manobras fantasticas que estes faziam foram unanimemente identificados como sendo OVNIs. O facto 'e que estas aparic~oes tamb'em foram vistas noutras localidades, nomeadamente em Lisboa e inclusive foram registados em radar objectos n~ao identificados e n~ao autorizados a percorrer o espaco a'ereo nacional" (GPPOVNIS)....

Estar'a Leiria interligada ao padr~ao que ocorre na Serra da Gardunha, Ferreira do Z'ezere, F'atima e Santar'em!Um enigma certamente!Esperamos contudo durante a 'epoca veraniana organizar a mega vig'ilia e podermos n'os mesmos averiguar a origem dessas luzes.Os relatos sobre estranhas luzes sob Leiria n~ao s~ao recentes e j'a contam com alguns anos.

Segue um acervo de imagens "2014", realizado pelo Sr. Euclides residente na regi~ao.

Se observou algo queira entrar em contacto connosco via e-mail ufo portugal@sapo.pt ou Di'ario de Leiria diarioleiria@diarioleiria.pt

Origin: ufos-and-aliens.blogspot.com

Posted by Unknown | at 3:59 PM